Você, corretor, sabe que a concorrência no mundo das vendas é acirrada e, para se destacar, o profissional precisa estar em constante atualização. Quer melhor momento para aprimorar suas técnicas do que o começo do ano?

O perfil do cliente mudou. Hoje a população está muito mais bem informada, independente e exigente, e o corretor precisa atuar menos como um demonstrador de produtos e mais como um consultor: alguém que analise as necessidades, apresente soluções específicas para cada caso e preste um acompanhamento personalizado depois da compra. Dessa maneira, você estará oferecendo muito mais que um serviço: o valor está no seu conhecimento qualificado.

Abaixo, selecionamos quatro habilidades que agregam valor a sua venda e ajudam a conquistar e fidelizar mais clientes. Confira:

Planejamento

Dizem que vender é uma arte. Mas ao invés de confiar na habilidade de improvisar, é preciso traçar um planejamento. Isso garante muito mais a eficiência da venda do que o talento de persuadir. A preparação pode variar dependendo da sua estratégia, mas um levantamento sobre as dúvidas que o comprador em potencial pode ter, os possíveis produtos adequados para o perfil de cada um e, os canais de contatos com a empresa, por exemplo, são uma ótima maneira de começar. O planejamento também envolve a organização do seu tempo para conseguir dar atenção a cada um dos clientes. Montar esse plano vai mostrar que você é mais do que um interlocutor com a seguradora, e sim um assessor qualificado sobre o assunto. Encontre aqui mais dicas para fazer um planejamento de vendas completo.

Conhecer o produto

Nesse novo momento, em que o corretor precisa assumir um papel de consultor, conhecer bem os produtos, suas coberturas, valores, e procedimentos de contratação é essencial. Dessa maneira, além de ter as respostas na ponta da língua, você consegue analisar melhor qual o tipo de serviço indicado para cada cliente e oferecer a solução exata para a necessidade de cada um, montar pacotes personalizados e apresentar serviços adicionais. Para ajudá-lo, a Liberty Seguros disponibiliza treinamentos, cursos e informações na plataforma Meu Espaço Corretor que vão ajudá-lo a se sentir mais confiante.

Conhecer o mercado

Quais são os fatores externos que podem afetar suas vendas? Uma mudança na economia, um novo concorrente, novas demandas? Além de conhecer o que você vende, é preciso conhecer o que os outros vendem e como está o mercado em que seu produto está inserido. Para se manter atualizado sobre as inovações e tendências do mercado, uma dica é participar dos eventos do ramo, como palestras, workshops e feiras de seguros.

Acompanhamento e Pós-Venda

Conquistar um novo cliente é cinco a sete vezes mais caro do que manter um. Por isso, trabalhar na manutenção dos existentes é muito importante. O pós-venda, apesar de ser uma atividade famosa de fidelização, é negligenciado por muitos vendedores. Mas como você está se transformando em um consultor, esse vai ser um dos diferenciais da sua oferta. O cliente satisfeito pode se tornar um embaixador da marca, ou seja, ele vai recomendar seus serviços. E como fazer isso? É fundamental continuar resolvendo as dúvidas e reivindicações dele, mesmo depois de finalizada a transação. Além disso, mantenha-se conectado usando canais como o WhatsApp com seus consumidores e consulte-os sobre a experiência com o serviço prestado. A atenção extra vai garantir que nenhuma insatisfação passe desapercebida, que os problemas sejam resolvidos e que reclamações sejam revertidas, e seu atendimento excepcional será percebido e recomendado.

Se você ainda não domina essas habilidades, não se assuste. Basta um pouco de paciência e treinamento para se tornar um verdadeiro consultor. A Liberty Seguros está à sua disposição para ajudá-lo a se tornar um profissional cada vez melhor.

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