Quais tendências irão moldar o mundo nos próximos 5 anos? Foi essa pergunta que motivou a Liberty Seguros a lançar o relatório de tendências Next 5, que aborda temas como novos formatos de famílias, big data, cultura de personalização e plataformas, sempre ressaltando a relação e a importância de cada uma delas para a seguradora.

Como você acompanha aqui no Conexão Liberty, contribuir para a inovação do mercado de seguros e seus produtos é uma preocupação constante para a Liberty, e a produção deste estudo é mais um exemplo disso. Como afirma José Mello, superintendente de inovação da Liberty Seguros, “acompanhar as tendências que estão transformando o nosso mundo é fundamental para que a Liberty Seguros continue oferecendo produtos e serviços cada vez mais inovadores e alinhados às expectativas dos consumidores”.

E o que você, corretor, pode esperar do futuro do mercado de seguros? Separamos as principais inovações que vão moldar nosso trabalho nos próximos anos:

Novos empreendedores

Motivada em parte pela crise econômica, a nova geração de trabalhadores tem buscado trabalhos mais flexíveis, diferentes das carreiras tradicionais. Muitos desses jovens, que não se identificam com a visão de nenhuma grande empresa, criam suas próprias startups. É um desafio para o corretor e para as seguradoras se comunicar com esse público, que cada vez mais demanda diferentes tipos de proteção para seus bens e suas experiências.

Pets sim, filhos não

Com mais pessoas priorizando carreira e atrasando, ou até mesmo deixando de lado, a escolha de ter filhos, os pets se tornaram membros da família. Esse movimento de humanização do animal representa uma grande oportunidade para o mercado de seguros, seja por meio de produtos exclusivos para pets, seja pelos serviços atrelados, como a Assistência Pet da Liberty.

Conectividade

Desde pedir comida, até acessar o saldo da conta bancária, a internet e os aplicativos de celular são a resposta para muitos problemas do nosso cotidiano. Com tantos serviços digitais sob demanda e com resposta rápida, os consumidores passam a exigir a mesma lógica dos seguros. Aplicações com tecnologias que facilitem a vida das pessoas, ajudem na prevenção e tornem o seguro mais que um serviço, uma experiência, podem ser o principal motivo para o cliente escolher determinada marca em vez de seu concorrente daqui pra frente.  

Carros semi-autônomos

Parece que estamos falando de um futuro muito distante, mas nem tanto: até 2020, 98% de todos os carros produzindo no mundo terão conexão com a internet. Carros de luxo hoje já dão alertas para motoristas cansados e freiam sozinhos, mudanças que transformam, aos poucos, os tipos de riscos dos veículos. Além disso, o processamento de dados trouxe aos seguros a oportunidade de analisar mais a fundo o perfil de cada cliente, o que transforma a precificação desses produtos, como Francisco Galiza mostrou aqui no Conexão Liberty. A Liberty já caminha nesse sentido com o Direção em Conta.

Essas e outras tendências vão ditar o consumo no futuro, mas já estão se refletindo hoje no comportamento dos consumidores e do mercado. Por isso, mantenha-se atento a essas mudanças para conquistar seu lugar de destaque no setor de seguros. Descubra mais transformações lendo o relatório Next 5 da Liberty, aqui.

 

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