Por Francisco Galiza*

Com a incerteza atual, há muita publicação com previsões sobre o que pode mudar na sociedade, em um cenário pós-pandemia. Não é difícil encontrar textos de referência. Por exemplo, falando aqui das mudanças específicas na área de marketing Haveria, por exemplo, quatro tendências, com nossos comentários.

Tendência de Marketing

Comentário

Liderança capaz de lidar com transformações

A flexibilidade das empresas e a capacidade de adaptação são pré-requisitos fundamentais no sucesso. Em um sentido amplo, esse raciocínio também vale para as pessoas.

Valorização do chamado “pensamento criativo”

Seja criativo. Enfrente os desafios de um mundo em mutação. Como se diz, “fracasse rápido”.

A importância do “Design Thinking”

Tenha empatia. Tente entender o que o outro quer e sonha. Só assim o seu produto ou serviço poderá ser útil.

O boom da “consciência ecológica”

Lucro sem consciência ecológica não terá muito futuro. Pode-se perguntar: “o que adianta ter muito dinheiro e viver o resto da vida de máscara ou em mundo todo poluído?”

Haveria também mudanças tecnológicas, como o incremento maior dos veículos sem motoristas, já em um nível cada vez mais avançado. Agora, se divide o desenvolvimento dos veículos em seis fases distintas. Isso tem influência direta no seguro de automóveis.

Temos o crescimento do Big Data. Estudos têm mostrado que os motoristas têm, cada vez mais, interesse em compartilhar os seus dados, visando então pagar um seguro mais apropriado ao seu risco.

Há também trabalhos que falam de como será o setor de seguros daqui a 20 anos. Nos seus vários aspectos, como produtos, distribuição, precificação, emissão ou sinistros.

Muitos trabalhos, a relação é extensa. Com todas essas transformações, o corretor de seguros tem que ficar bastante atento. As coisas estão rápidas.

*Francisco Galiza é sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br), mestre em Economia (FGV), membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência) e professor do MBA-Seguro e Resseguro (Funenseg).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário.
Por favor, insira o seu nome

O seu comentário será publicação após moderação.