Quem é autônomo ou gerencia uma empresa sabe que nem sempre sobra tempo para avaliar processos ou para pensar em estratégias de crescimento. Mas esses momentos são importantes em qualquer setor. Atitudes simples, como as listadas abaixo, podem fazer a diferença na hora de melhorar um negócio.

Escutar é preciso

Você pode ter muitos anos de experiência no mercado, mas sempre haverá alguém que pode lhe ensinar algo. Novas ideias podem vir tanto do contato com outros profissionais do setor, quanto com os próprios clientes. Parece clichê, mas tem um fundo de verdade: o cliente sempre tem razão.

  • Aprenda a ouvir críticas dos outros e seja autocrítico também.
  • Se a relação com algum cliente está difícil, pense no que você pode fazer para evitar isso com os próximos.

A resposta de um cliente ao atendimento do corretor pode ser a solução para deixar os próximos mais satisfeitos.

Buscando aprendizado

A experiência e o contato com outros profissionais são muito valiosos para repensar processos, mas não são suficientes. O mercado muda muito rápido, e para antecipar desafios e se adequar a eles é preciso buscar canais para se atualizar. Com o acesso à internet, o conhecimento está ao alcance de todos, e quem souber aproveitá-lo estará na liderança.

  • Crie o hábito de acompanhar blogs e sites especializados no ramo de seguros. Isso ajuda você a estar em sintonia com o mercado.
  • Esteja atento a cursos e especializações acontecendo em sua cidade, sejam eles focados em corretores ou não. Se capacitar em outras áreas que têm influência no seu trabalho, como oratória, empreendedorismo, ou liderança, vão lhe diferenciar no mercado e ajudam você a entrar em contato com mais profissionais e possíveis parceiros.

Imagem é tudo

Com mais de 120 milhões de internautas, somos um país conectado e também campeão mundial em presença nas redes sociais: em cada acesso nesses sites, o brasileiro gasta em média 21,2 minutos, 60% mais que a média mundial. O corretor deve estar preparado para essa nova realidade, em que a imagem profissional é cada vez mais importante. Um erro na internet não é perdoado com facilidade e, em alguns casos, pode alcançar dimensões assustadoras.

Mas não é por isso que você deve fugir da internet, pelo contrário. Hoje o cliente espera que qualquer serviço que ele contratar esteja presente na rede e, quem não estiver, perde cada vez mais oportunidades. Cuidar da imagem na internet começa nas pequenas coisas, como evitar erros de português na sua página profissional, ou escolher uma foto de perfil adequada.

A imagem positiva na internet ajuda você a conquistar mais clientes, mas essa preocupação não deve se limitar ao ambiente online. Ela deve continuar num atendimento de qualidade.

  • Esteja sempre munido de informações que respondam às necessidades específicas de cada cliente.
  • Uma boa apresentação é fundamental, e isso vai desde o vestuário até o uso do português.

Pensando no futuro

Em qualquer negócio, é necessário planejar o que se espera do futuro. Se essa preocupação ainda não faz parte da sua rotina, está na hora de dedicar tempo a ela. Com algumas ações, fica mais fácil alcançar os objetivos e mudanças que você deseja para sua vida profissional, sejam eles conquistar mais clientes, se especializar em novos produtos, expandir sua área de atuação, ou melhorar processos internos.

  • Separe na agenda, uma ou duas vezes ao mês, algumas horas para pensar e planejar os novos passos do seu negócio,
  • Defina metas para os resultados que você pretende alcançar, com números e prazos.
  • Se você ainda não tem, elabore um plano de negócios. Este documento é o guia que ajuda você a definir e coordenar sua estratégia de atuação no mercado, e é fácil encontrar materiais de apoio e modelos de planos em livros e sites especializados.

Procure implantar essas e outras práticas no seu dia a dia. Pode tomar um pouco de tempo e dar trabalho, mas os resultados valem a pena.

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