Como corretor, você lida todos os dias com informações sensíveis sobre a empresa e seus clientes.  Dados que foram confiados para a realização do seu trabalho, mas que podem estar em risco todas as vezes que seu computador, seu tablet ou seu celular acessa a internet. No mês em que lembramos o Dia da Internet Segura, veja algumas dicas e lembretes fundamentais para transitar com segurança no universo digital.

Proteja seus dados de acesso

Login e senha de acesso aos sistemas valem como sua assinatura na rede. Conserve-os protegidos e não os anote em locais de fácil acesso. Se você compartilha sua máquina com mais pessoas, tenha o cuidado de “deslogar” (ou clicar no botão “sair”) todas as vezes em que dar uma pausa no trabalho, finalizar o expediente ou passar o computador para outra pessoa.

Atenção ao usar wi-fi público

Evite digitar senhas ou acessar sistemas bancários quando estiver utilizando uma rede pública de wi-fi. É um ambiente fácil para um hacker (ou um software instalado justo com essa intenção) acessar a sua máquina e copiar seus dados de acesso.

Senhas fortes

Evite usar nomes próprios, datas ou outros nomes fáceis de adivinhar. Jamais use a palavra “senha” ou “password” ou ainda uma sequência de números como 01234 (mesmo que digitado ao contrário). São as primeiras que os invasores testam. A melhor senha é a que combina números e letras, além de caracteres especiais como arroba (@), ponto de exclamação (!) ou asterisco (*).

E-mails e mensagens suspeitas

Desconfie de mensagens que pedem para que você clique em links ou abra arquivos anexados, mesmo que pareçam enviados por empresas conhecidas. Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa pelos canais oficiais (como o site ou o telefone) e pergunte sobre a mensagem e a informação que recebeu.

Antivírus e sistema operacional sempre atualizados

Frequentemente, os invasores se aproveitam de falhas nos sistemas para acessar as máquinas ou instalar softwares maliciosos nelas. Evite isso mantendo em dia as atualizações do sistema operacional e do antivírus instalado nos seus aparelhos.

Redes sociais também trazem vírus

Suspeite de todo conteúdo estranho que receber ou for postado nas suas redes sociais, mesmo que tenha sido enviado por um amigo. Pode conter um vírus ou ser o caminho para a instalação do softwares maliciosos nos seus aparelhos. Na dúvida, não clique.

Back up sempre em dia

Um computador roubado, um disco rígido queimado, seu celular esquecido em um táxi. Tudo pode acontecer na vida de um corretor. Por isso é preciso manter um backup atualizado de todas as informações contidas neles. O armazenamento “nas nuvens”, ou seja, na internet, em soluções como Google Drive e Dropbox, tem sido a maneira mais segura de garantir que nenhuma informação seja perdida nesses casos.

Cuidar do acesso aos seus computadores e dispositivos é cuidar, em primeiro lugar, da sua reputação como corretor. Lembre-se disso e aplique essas regras no seu dia a dia, sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário.
Por favor, insira o seu nome

O seu comentário será publicação após moderação.