Por Francisco Galiza*

É importante que os profissionais da área de seguros – e mesmo fora dela – compreendam a dificuldade teórica que uma seguradora tem ao avaliar o risco e o preço de um seguro. Não é algo trivial, longe disso. Muitas vezes, variáveis que, aparentemente, não teriam muita importância, na verdade, têm bastante.

Vamos considerar o seguro residencial. Quando se realiza um seguro, as variáveis mais comuns, consideradas no cálculo, são a localização do imóvel, o seu tipo, os mecanismos de segurança ou os sinistros em determinada região, o montante da indenização, a franquia, etc. Isso é natural. Mas há outros aspectos relevantes, que, muitas vezes, não percebemos é o fato de o cliente ter ou não ter um bom crédito.

O motivo básico é que aqueles que não têm um bom crédito tendem a fazer mais reclamações. Por outro lado, a notícia boa é que, se o cliente tem um crédito ruim, é algo que pode melhorar com o tempo, ao contrário de outros fatores de classificação que você não pode mudar em uma residência, como a idade da casa ou o tipo de construção.

Uma reportagem acaba de sair sobre o seguro residencial nos EUA [1], discutindo tal fato. No texto, são avaliados vários Estados daquele país. Nesse caso, as diferenças podem ser gigantescas, com uma média de variação de 122% nos prêmios pagos.

Abaixo, como ilustração, valores de prêmios anuais de alguns Estados Americanos, para o seguro residencial com uma Importância Segurada de US$ 300 mil e franquia de US$ 1 mil. Na primeira coluna, o nome do Estado; na segunda, quanto a pessoa paga se tiver um bom crédito; na terceira, se ele não tiver; na quarta, a diferença percentual; na última, a diferença em valores.

Esse é um tipo de informação que todos devem ficar atentos.

*Francisco Galiza é sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br), mestre em Economia (FGV), membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência) e professor do MBA-Seguro e Resseguro (Funenseg).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário.
Por favor, insira o seu nome

O seu comentário será publicação após moderação.