Quantas das pessoas que você conhece usam o WhatsApp? Provavelmente são muitas, não é? O aplicativo de mensagens foi aderido por tantos brasileiros que fica difícil encontrar alguém com smartphone que não o tenha instalado: só no Brasil são 100 milhões de usuários. Isso quer dizer que boa parte dos seus clientes estão por lá também, e talvez até prefiram que você use esse canal para fazer comunicados ou atendê-los de forma mais rápida e prática.

O WhatsApp pode, sim, ser um ótimo canal para manter contato com clientes, ajudá-los a resolver problemas e até mesmo conquistar novas vendas. Porém, assim como em qualquer meio de comunicação profissional, é preciso tomar alguns cuidados. Siga as dicas abaixo para obter só resultados positivos com essa ferramenta:

Responda dúvidas:

Esse é o melhor uso desse tipo de ferramenta no trabalho do corretor. Fornecer seu número de WhatsApp para novos e atuais clientes é uma forma de mostrar que está disponível e preocupado com eles. Mas para manter essa boa impressão e construir uma relação de longo prazo, que favorece renovações e novas vendas, é preciso estar disponível quando ele precisa de ajuda. Demorar muito para responder ou não esclarecer dúvidas pode acabar tirando a confiança que o cliente depositou em você.

Faça um planejamento:

O WhatsApp pode ser uma ferramenta para conquistar novos clientes ou renovações, mas assim como qualquer estratégia de vendas é preciso planejamento para o sucesso. Estude os seus contatos que podem trazer negócios e defina uma forma de se aproximar deles. Dê uma olhada nos perfis de redes sociais para tentar entender suas necessidades antes de fazer a primeira abordagem e prepare um texto que chame a atenção deles sem ser invasivo para não ser considerado spam.

Cuidado com a linguagem:

Você pode usar abreviações e deixar passar erros de português nos seus grupos de amigos e familiares no WhatsApp, mas quando estiver falando com clientes, a linguagem profissional deve prevalecer. Se preferir, prepare as mensagens no computador com calma e antecedência.

Cuidado com o conteúdo:

Evite ao máximo repassar mensagens políticas ou religiosas, imagens de “bom dia” e temáticas não relacionadas ao trabalho – conteúdos que são muito populares no WhatsApp. Esse tipo de mensagem pode ser interpretada de forma negativa e levar alguém a bloqueá-lo. A não ser, é claro, que o cliente seja um grande amigo seu. Fora isso, o máximo que recomendamos é uma mensagem em datas comemorativas como Natal ou aniversários.

Use com moderação:

Tenha muito cuidado com a periodicidade das suas mensagens de promoções ou informações sobre produtos. Dependendo do cliente, uma mensagem por semana ou a cada duas semanas já pode ser considerado demais. Defina a quantidade de mensagens em seu planejamento usando datas comemorativas a seu favor – férias, volta às aulas, entre outras.

No WhatsApp, uma única mensagem inadequada já pode ser suficiente para perder o cliente, mas uma estratégia de comunicação bem planejada pode lhe render muitas novas vendas. Tenha essas dicas em mente e aproveite o que essa plataforma pode oferecer para o seu trabalho em 2018.

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