Às vezes, você termina seu dia de trabalho e parece que não conseguiu realizar nada? Tem dias em que ser produtivo é um desafio, isso é natural. Afinal, todo mundo fica menos motivado em alguns momentos. Ao mesmo tempo, produtividade no trabalho é dinheiro, e é por isso que ela é sempre assunto em sites de vendas e revistas de negócios. Se a tal produtividade anda escapando da sua rotina, não se preocupe: com organização e algumas mudanças de hábitos você conseguirá gerenciar melhor o seu tempo, e até os dias com menos energia se tornarão mais produtivos. Confira nossas dicas:

Defina prioridades
O dia não é suficiente para resolver tudo o que é preciso resolver? Para não levar problema para a casa e nem prejudicar sua noite de sono — que influencia, e muito, no nosso nível de produtividade no trabalho —, é essencial definir prioridades. Confira a sua lista de tarefas do dia, encare primeiro as que são mais urgentes, e não as que são mais fáceis ou rápidas. Isso faz muita diferença.

Crie processos
No dia a dia sempre tem algumas tarefas que se repetem, coisas que você já faz de olhos fechados. Resolvendo esses itens de forma mais rápida, sobra mais tempo para focar nos problemas e compromissos maiores. Por isso, pode ser uma boa ideia criar processos, elaborando um método eficiente — listando os passos da tarefa, por exemplo — para resolver esses compromissos. Isso facilita o trabalho de todos, caso algum parceiro ou colega o substitua enquanto você estiver de férias ou indisponível.

Pare um pouco
Outra coisa que atrapalha bastante nossa produtividade no trabalho são as distrações. Seja um vídeo que enviaram no WhatsApp ou um texto interessante na internet, eles interrompem nossa linha de pensamento e prejudicam a produtividade. A melhor maneira de evitar isso é guardar intervalos no meio do dia para se dedicar exatamente a elas. Dê uma volta, leia suas mensagens, tome um café, converse com o colega: assim você volta para seu trabalho descansado e com mais foco.

Trabalhe menos tempo
Muita gente não percebe, mas trabalhar até tarde resolvendo as pendências não é bom, e muito menos um sinal de produtividade. Ser produtivo é conseguir fazer mais em menos tempo — claro, respeitando esforço necessário que cada tipo de tarefa exige. Tenha isso em mente. Sua família e sua saúde vão agradecer.

E então, já identificou algo que você pode mudar no seu dia a dia para conseguir mais produtividade no trabalho? Descubra mais dicas e técnicas no curso Gestão do Tempo, da plataforma de treinamentos da Liberty, no Meu Espaço Corretor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário.
Por favor, insira o seu nome

O seu comentário será publicação após moderação.