Você não é o único que já está sonhando com as férias. Com as temperaturas subindo, e a sensação de que o verão está cada vez mais perto, todos ficam com vontade de viajar e curtir um tempo com a família. Mas, para tornar esse sonho em realidade, é preciso começar a se planejar desde já.

Para onde eu vou?

Antes de comprar qualquer coisa, é importante conversar com a sua família e decidir o quanto você está disposto a gastar nas suas férias. Se você quer sair de casa, lembre-se de que não são apenas passagens e hotéis que entram no orçamento. Uma boa ideia é fazer uma pesquisa sobre valores de refeições, transporte, passeios e outros gastos no destino da sua preferência, e montar um orçamento em cima disso – não esquecendo de guardar um dinheirinho para as lembranças que você vai querer trazer de lá e também para qualquer imprevisto.

Depois disso, se for o caso, é hora de buscar hospedagem e transporte. O quanto antes a sua família garantir a estadia e as passagens, melhor. Se vocês deixarem para programar o passeio em cima da hora, provavelmente vão acabar gastando mais.

Mesmo se a intenção for aproveitar as férias em casa, fazer um orçamento também pode ser importante. É bem provável que, se essa for a ideia, você acabe buscando mais atividades diferentes para fazer com a família – como visitas extras ao shopping, ao cinema, ou a museus – e gaste mais do que o normal. Para se planejar sem dores de cabeça, valem as dicas que demos aqui entre as 5 regras de ouro para economizar.

Hora de arrumar as malas

Quase todo mundo gosta de viajar, mas pouca gente gosta de fazer as malas. Como separar as coisas sem esquecer de nada e sem se estressar? A personal organizer Gabriela Oliveira, do blog Organize sem Frescuras, dá a dica: faça listas. Além de listar as peças de roupa e acessórios que você pretende levar na mala, anotar o que você precisa fazer nos dias antes das férias, como sacar dinheiro, separar documentos, pagar contas, ou encontrar alguém para cuidar do cachorro enquanto você estiver fora, também é uma boa ideia.

Na hora de encaixar tudo dentro das malas, Gabriela recomenda pensar nas roupas por dia e ocasião, separando o número necessário de conjuntos de calça e camiseta ou saia e blusa. Assim, você só leva o que sabe que vai usar. Além disso, é importante escolher peças que possam ser usadas com tudo, como uma calça jeans ou uma camiseta branca básica.

Não deixe a segurança de lado

Ninguém quer precisar resolver um problema no meio das férias, certo? Por isso é importante tomar algumas precauções para evitar que isso aconteça. São coisas simples que você pode fazer um dia antes de viajar, e que você pode adicionar àquela lista de tarefas que sugerimos.

Uma delas é suspender temporariamente a entrega de jornais e revistas que você assina ou pedir a alguém que recolha a sua correspondência enquanto você estiver fora. Uma caixa de correio acumulada evidencia que você está fora de casa, e pode chamar a atenção de ladrões e pessoas mal-intencionadas.

Além disso, na hora que estiver saindo de casa, não esqueça de duas coisas simples, mas muito importantes. Uma recomendação é tirar da tomada os equipamentos com a função stand by, como televisão e aparelho de som. Assim, você evita que descargas elétricas ou raios afetem o funcionamento deles. E não se esqueça de fechar o gás para evitar vazamentos! Não dá trabalho nenhum, e evita sustos e prejuízos bem grandes.

E vá preparado para ficar tranquilo na sua cidade de destino também! Levar cópias impressas ou digitais da carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista, recibos de passagens e reservas de hotéis, e distribuí-los entre diferentes membros da família, é uma ótima maneira de fazer isso. Assim, caso aconteça algum imprevisto e você perca algum dos documentos, terá uma cópia de segurança.

Anotou tudo? Agora é hora de colocar seus planos em ação e se organizar para ter férias tranquilas. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário.
Por favor, insira o seu nome

O seu comentário será publicação após moderação.