Como todo profissional, aprender algo novo e revisitar técnicas profissionais são práticas importantes para seu desenvolvimento. Além de ampliar horizontes com visões diferentes, é ótimo para se manter atualizado com o que  acontece no mercado. Este texto traz cinco lições valiosas de livros sobre vendas para inspirar o seu dia dia como corretor.

Nade em direção aos oceanos inexplorados

No livro A Estratégia do Oceano Azul, os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne defendem que empreendedores não devem focar esforços em combater a concorrência todos os dias , mas sim buscar a inovação para alcançar um patamar acima e poder explorar livremente este novo mar de oportunidades.

Existem diversas formas de inovar, como montar um mix de seguros que ofereça proteção residencial e Vida para clientes que procurem seguros Auto, e utilizar ferramentas como o Meu Marketing, por exemplo.

Ouvir ‘não’ é um sinal positivo

Muitos profissionais ficam frustrados quando não conseguem fechar um negócio ou levam uma venda não concluída para o lado pessoal. No entanto, Richard Fenton acredita que o ‘não’ é apenas um caminho até o destino final da jornada, o esperado ‘sim’, no livro Go for No! Yes is the Destination, No is How You Get There.

Corretores devem estar abertos a receber respostas negativas e construir novas estratégias de vendas a partir  destas experiências. Com uma nova mentalidade e persistência, o negócio tem tudo para ser concretizado.

Negociar é um talento que deve ser aperfeiçoado

A obra A Arte da Negociação, de Michael Wheeler, explora os processos de grandes negociadores para conquistar bons resultados, mesmo  quando o ambiente é de incerteza e confusão. Ele explica os métodos utilizados por grandes nomes da política, esportes e mercado imobiliário para fechar acordos em situações de impasse. Negociar exige aprendizado contínuo, flexibilidade, saber ouvir o outro, se adaptar e saber influenciar.

O poder da influência sobre as pessoas

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie, é um best-seller clássico, lançado em 1936. Traz técnicas para aperfeiçoar sua influência sobre parceiros de negócios e clientes por meio do relacionamento pessoal. Pode parecer óbvio, mas fazer as pessoas se sentirem importantes, ouvir o que elas têm a dizer e não criticar são ótimas estratégias de fechar negócios e conquistar a fidelidade dos clientes.

O futuro dos negócios é digital

Philip Kotler é considerado o pai do marketing e seus livros são obrigatórios para todo vendedor. Em sua mais recente obra, Marketing 4.0, ele explica como o marketing evoluiu entra de vez no mundo cada vez mais conectado da internet e mídias sociais. Esta nova era é  um ambiente extremamente competitivo e sujeito à mudanças, mas repleto de oportunidade para  prosperar nos negócios. Na Liberty Academia Digital realizamos um treinamento inovador para desenvolver a capacidade de vendas via mídias sociais, com direito a imersão no Facebook. As videoaulas estão disponíveis na página do Programa Conexão Liberty e no site da Liberty Seguros para corretores parceiros.

Livros sobre seguros

Se você tem interesse em literatura dedicada ao mercado de seguros, as dicas são:

Sucesso ao Alcance do Corretor de Seguros, de Newton Siqueira

O futuro da indústria de seguros no Brasil, de Pedro Carvalho de Mello

A história dos seguros no Brasil, de Alexis Cavicchini Teixeira de Siqueira

Boa leitura!

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