Fazer networking é importante na vida de qualquer profissional. Mas, para um corretor, que vive de conhecer, contatar e fechar negócios com pessoas, essa é uma atividade fundamental.  Para aproveitar ao máximo os contatos que já tem e transformar feiras e eventos em grandes oportunidades para ampliar sua rede, veja as dicas que o Conexão Liberty preparou especialmente para você:

1. Use as datas para contatar clientes

Nada mais desagradável do que contatar uma pessoa somente quando precisa dela. Evite essa imagem contatando seus clientes em outras épocas do ano, não apenas no momento de renovar contratos. Datas de aniversário e festas de final de ano são sempre momentos importantes para mandar mensagens ou fazer uma ligação – sempre breve, nada de alugar seus clientes e conseguir o efeito contrário.

2. Potencialize os eventos

Fica constrangido em se aproximar de um grupo no qual não conhece ninguém? Chegue então mais cedo aos eventos. É muito mais fácil se aproximar de um grupo de pessoas pequeno ou alguém que, como você, está sozinho. Se o tema interessa a um amigo ou colega, convide-o para irem juntos. Olhe também em volta e convide para conversa outros que tenham chegado depois. Você parecerá popular, amigável e ainda ganhará pontos com os recém-chegados. Já conhece outras pessoas ali? Não perca então a oportunidade de apresentar um velho conhecido a um novo amigo. Boas parcerias podem surgir assim.

3. Peça conselhos profissionais

Um modo de se aproximar de colegas é pedir conselhos e opiniões sobre questões profissionais. As pessoas se sentem valorizadas quando você quer ouvir a opinião delas. É como dizer que reconhece a sua experiência profissional, ao mesmo tempo em que confia no que ele tem a dizer. Crie esse hábito, faça novos amigos e aproveite para acumular conhecimento de quem está na área.

4. Seja um bom ouvinte

Use o que os psicólogos chamam de “escuta ativa”, ou seja, um modo de ouvir, atento e interessado, ao que o outro tem a dizer, perguntando sobre os pontos que chamar a sua atenção e comentando a respeito. Um pouco de atenção é ouro em um mundo onde todos querem ser vistos e ouvidos. Mais um modo de criar boas relações, tanto com um colega quanto com um atual (ou possível) cliente.

5. Use as redes sociais

Você pode abrir a possibilidade para que seus clientes adicionem você nas redes sociais. Ou, melhor ainda, curtam sua página profissional no Facebook. Nela, pode compartilhar vídeos e matérias importantes sobre o tema da segurança e da qualidade de vida, como você encontra no Tem Valor, e respondendo aos comentários que recebe nas suas publicações. Seja reconhecido como uma pessoa que entende de seguros e sabe que eles significam qualidade de vida para os seus clientes, e não como o corretor que só quer empurrar seus produtos a qualquer custo.

Networking é a arte de construir, junto com seus contatos, oportunidades de negócio. Por isso, seja o profissional que não apenas cria oportunidades para si, mas também aquele que é a ponte entre os outros. Essa também é uma forma de reforçar a sua rede e de ganhar credibilidade entre as pessoas que você conhece.

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