Você que é corretor sabe mais do que ninguém o quanto a segurança é importante nas nossas vidas. Mas uma parte do nosso dia a dia pode ficar em segundo plano neste quesito: as informações e dados. Um corretor lida com centenas de pessoas, empresas e produtos em seu trabalho, e isso equivale a milhares de dados confidenciais que circulam no seu e-mail, programas de computador e escritório. Isso sem contar com seus dados pessoais. Como garantir que todas essas informações não caiam nas mãos de pessoas mal-intencionadas?

Infelizmente, uso de técnicas de persuasão e manipulação de pessoas para conseguir acesso a computadores e documentos pessoais acontecem a todo o momento: essa prática é chamada de engenharia social. A melhor forma de se prevenir é saber reconhecer possíveis ameaças. Descubra os principais tipos de técnicas de engenharia social e dicas para estar sempre protegido:

Análise de documentos no lixo

Todas as cartas que você recebe, documentos de trabalho antigos e recibos contém informações confidenciais que podem ser usadas com más intenções. Mas esse tipo de ataque é fácil de ser evitado: basta triturar ou rasgar os documentos antes de descartá-los. Uma boa tática é dividir essas partes em mais de um saco de lixo.

Redes Sociais

Se você publica muitas coisas nos seus perfis nas redes sociais, criminosos podem descobrir muitas informações sobre sua vida pessoal, como contatos, instituição de ensino, local de trabalho, identidade de parentes e amigos. Isso não quer dizer que você deva sair desses canais, até porque, para muitos corretores, eles são também ferramenta de trabalho. A solução para evitar o acesso a informações importantes é restringir o acesso geral de suas páginas e avaliar bem quem você adiciona como amigo. No Facebook, basta visitar a seção Configurações e seguir esses passos.

Contato telefônico

Muitas vezes, criminosos se passam por atendentes de telemarketing para obter informações. Por isso, quando receber uma ligação desse tipo que pareça fora do comum, não passe informações pessoais ou de trabalho, e entre em contato com a empresa mencionada na ligação.

Phishing

Esse tipo de crime virtual consiste no envio de e-mails com links e arquivos anexos que, geralmente, instalam vírus e malwares nos computadores das vítimas. Ameaças parecidas também acontecem em apps como o Whatsapp ou por SMS. Geralmente, as mensagens de phishing parecem vir de remetentes como grandes empresas e bancos, e chamam a atenção das pessoas com supostas promoções imperdíveis, cobrança de dívidas que você não tem, entre outros. Você pode identificar essas mensagens através de erros na grafia da mensagem, endereços de e-mails e nomes estranhos nos anexos.

Abordagem Pessoal

Apesar de ser arriscado, esse tipo de tentativa de roubo de informações é praticada por criminosos que tentam tirar vantagem da ingenuidade e vulnerabilidades das pessoas. Desconfie de abordagens suspeitas. Nunca forneça suas senhas por telefone ou a estranhos – por mais que lhe pareçam confiáveis.

Um pouco de cuidado extra pode salvar você de problemas que prejudicam tanto sua vida pessoa quanto seu dia a dia profissional. Siga nossas dicas e trabalhe mais tranquilo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário.
Por favor, insira o seu nome

O seu comentário será publicação após moderação.