A correria do dia a dia pode parecer inevitável, independente da profissão. Muitas pessoas encontram dificuldades para equilibrar a vida profissional e pessoal, dar conta de todos os afazeres e ter dias produtivos, com bons resultados. Por isso, uma boa gestão do tempo é essencial para que você trabalhe bem, tenha tempo de lazer e não seja mais uma vítima do estresse.

Conduzir melhor seu tempo traz melhores resultados, permite que você descanse, esteja mais presente com a família e amigos e faz com que você se sinta mais realizado e feliz. Se ainda não consegue lidar bem com seu tempo, não se preocupe, nós podemos ajudar:

Defina prioridades
Entre todas as tarefas que você precisa fazer, certamente algumas são mais importantes que outras. Para conseguir dar conta de tudo e não se estressar com prazos, definir prioridades é fundamental. Só assim você conseguirá tomar as providências necessárias para resolver cada tarefa. Isso não significa que tenha que programar sua vida nos mínimos detalhes, e sim ter uma ideia do que é mais importante fazer primeiro e por quê. Ter o controle do seu tempo e fazer o que é prioridade primeiro pode tornar seus dias mais produtivos.

Faça escolhas conscientes
No dia a dia, fazemos uma série de escolhas tanto no trabalho quanto em casa. Além de definir as prioridades, você deve ser consciente na hora de escolher suas atividades. Assim você organiza sua agenda e estabelece uma disciplina na sua vida. Uma maneira de fazer escolhas e priorizar tarefas é se perguntar “o que acontece se eu não fizer isso?”. A resposta para essa pergunta vai guiar suas decisões.

Aprenda a delegar funções
Se você trabalhar com uma equipe, pode contar com seus colegas ou funcionários para ajudar com algumas tarefas. Pense em quem tem as habilidades necessárias para realizar determinada função, tire algumas delas da sua agenda e delegue para essa pessoa. Defina o que só pode ser feito por você e execute o que for necessário dentro do prazo que estipulou.

Descubra o seu horário nobre
Sabe aquele momento do dia em que você está mais disposto? Esse é o seu horário nobre, e é durante esse tempo que você deve executar as tarefas mais importantes, de preferência sem interrupções. É importante estar disponível para falar com clientes e parceiros, mas você não pode permitir que isso atrapalhe seu ritmo de trabalho.

Crie subtarefas
Algumas demandas dependem de vários fatores. Por isso, criar subtarefas pode ser uma boa maneira de realizar algumas atividades sem que você se perca. Isso também ajuda a acompanhar seu progresso durante o dia, já que você pode marcar cada tarefa concluída e ter uma visão geral do que ainda precisa ser feito.

Essas dicas podem ajudar você a ser mais produtivo e organizado, mas a melhor maneira de alcançar uma gestão do tempo saudável é encarar sua vida profissional e pessoal com novos olhos. É preciso assimilar que não conseguimos controlar tudo o tempo todo, e que imprevistos podem acontecer. Esteja preparado para mudanças de planos, seja flexível e reveja sua agenda sempre que necessário. Assim, você consegue render mais no trabalho e tem noites de sono mais tranquilas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário.
Por favor, insira o seu nome

O seu comentário será publicação após moderação.